Sessão Técnica – Incêndios Rurais

Home / Noticias / Sessão Técnica – Incêndios Rurais

Na passada sexta feira dia 31 de maio no âmbito do plano de instrução do nosso Corpo de Bombeiros decorreu uma sessão técnica no âmbito dos incêndios rurais.
Devido à importância dos temas e a contínua necessidade de trabalho conjunto foram convidados todos os Corpos de Bombeiros da Ex-ZO2 e concelho de Viseu, Protecção Civil Municipal de Mangualde e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Sérgio Lopes

“Risco de incêndio dinâmico – Reflexo do estado higroscópico dos combustíveis”

Licenciado em Engenharia do Ambiente, Mestre em Termodinâmica e Fluidos e Doutorado em Riscos Naturais e Tecnológicos. É Professor Adjunto no Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. É investigador do Centro de Estudos de Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

Carlos Ribeiro

“Comportamento extremo do fogo e segurança em incêndios florestais”

Mestre em Engenharia Mecânica desde 2014 pela Universidade de Aveiro e pós-graduado em Gestores de Emergência e Socorro e em Gestão Municipal de Proteção Civil pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro. Atualmente é doutorando em Engenharia Mecânica no percurso de Aerodinâmica, Riscos Naturais e Tecnológicos na Universidade de Coimbra com uma tese de doutoramento na área dos incêndios florestais. Exerce atividade de investigação na área do comportamento do fogo no Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, com ênfase no comportamento extremo do fogo em topografia complexa. Desde 2005 é Bombeiro Voluntário, possuindo diversos cursos técnicos na área da gestão de emergência e socorro, duas participações em encontros internacionais de fogo controlado e frequenta o curso de Análise de Incêndio e Uso do Fogo de Supressão reconhecido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Um agradecimento a todos os presentes assim como aos Mestres Sérgio Lopes e Carlos Ribeiro pela disponibilidade e entusiasmo demonstrado desde o primeiro momento, simplesmente obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *