“Para melhorar o processo de comunicação com as autoridades e serviços de emergência médica, o INEM e a associação Safe Communities Portugal lançam hoje um cartão de identificação de emergência dirigido a turistas e residentes estrangeiros em Portugal, mas que poderá ser utilizado por qualquer cidadão nacional. No entanto, ter o cartão não é obrigatório.
O Cartão de Emergência não substitui um documento de identificação oficial, mas pretende funcionar como uma fonte de informação adicional que contém dados específicos como medicação, alergias, doenças atuais ou até informação sobre as Autoridades dos países de origem dos cidadãos, para situações em que se revele necessário estabelecer um contacto direto.
Em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Associação Safe Communities Portugal pretendeu desta forma dar resposta a uma necessidade identificada pela comunidade estrangeira em Portugal, disponibilizando num único documento dados pessoais e de saúde que podem ser úteis às equipas médicas e às Autoridades numa situação de emergência.”