Mensagem do presidente

Home / Mensagem do presidente
Presidente – João Soares

1929 – 2019

Noventa anos de existência !!!!…. Nove décadas de muitas vidas de várias gerações, todas elas igualmente consumidas na riqueza de alma, própria de quem tem o mesmo ideal, que assenta na paixão pelo serviço publico.

Se é incontestável que “os homens morrem mas as obras ficam”, não o é menos que os seus impulsionadores devem ser perpetuados, enquanto memória colectiva, pelas gerações futuras.

Tal só se tornará possível se formos capazes de cultivar esta mesma memória enquanto testemunho vivo àqueles que, no passado, por espírito filantropo, atitude cívica e acção, deixaram a sua marca indelével em prol da comunidade.

Bendita a hora em que um punhado de ilustres Mangualdenses de bom coração teve a coragem e a iniciativa de tomar sobre si o encargo de formar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, em prol da humanidade, sob o lema da generosidade e abnegação.

É um orgulho e uma satisfação pertencer de alma e coração aos Bombeiros Voluntários de Mangualde, a nossa Instituição, que comemora no ano que agora se inicia, 90 Anos de uma longa vida.

Este tempo foi vivenciado com dedicação e determinação, numa perfeita conjugação de esforços entre as sucessivas Direcções, Comandos, Corpo Activo, Fanfarra e Funcionários, salientando-se o amor e a paixão pelo voluntariado e pelos bombeiros, sustentados na indomável vontade de servir.

A história dos B.V.M. escreve-se com letras de ouro, porque tem sido feita de bons e úteis serviços à comunidade, com atos de coragem e altruísmo. Por isso, Mangualde e as suas gentes podem orgulhar-se e estão de parabéns pelo Corpo de Bombeiros que têm, porque sabem que aqui, nestas Terras de Azurara e da sua Padroeira Senhora do Castelo, a protecção Civil está assegurada.

Ontem, como hoje, numa permanente missão de paz e com vontade indómita, quotidianamente renascida, poder-se-á sublinhar com orgulho que a nossa Associação mantém bem vivo o sentimento de ajuda ao próximo, prestada com coragem, e solidariedade, assente nos melhores padrões de qualidade.

Presidir à Direcção dos Bombeiros de Mangualde, cargo que ocupo desde 1995 é, para mim, uma grande honra, aliada a uma grande responsabilidade.

Honra, por gerir uma Instituição que soube, ao longo dos anos, em cada geração que a serviu, capitalizar um crescente respeito e maior prestigio.

Responsabilidade, pelo dever de, em equipa e grande cumplicidade com os restantes elementos da Direcção e dos restantes Orgão Sociais, darmos continuidade ao legado que nos foi deixado pelos nossos antecessores que, com vitalidade se renova, construindo um futuro mais sólido, assente na dignidade dos Recursos Humanos, e no reforço de meios diferenciados, garantindo ao nosso CB mais e melhores condições operacionais no socorro às populações.

Aproveito esta oportunidade e este momento de grande significado na vida da nossa Associação para saudar e agradecer com gratidão a todos os associados, amigos, instituições publicas, privadas e empresas, que sempre nos manifestaram gestos de grande solidariedade e generosidade.

Uma palavra de apreço para todos os operacionais, homenageando ao mesmo tempo as suas famílias, pela enorme força de retaguarda que constituem.

Fieis aos nossos princípios, a Direção desta nobre Instituição reafirma a sua disponibilidade para cooperar, incentivar e estimular aqueles que na acção defendem o lema ”Vida por Vida” – os bombeiros – , na luta pela defesa da comunidade e dos seus bens.

O Presidente da Direcção
João Soares