BAL

Home / BAL

BASE DE APOIO LOGÍSTICO DE MANGUALDE

Com o objetivo de criar melhores condições operacionais e logísticas, colocando ao serviço da comunidade o empenhamento das forças operacionais humanitárias, não somente do Concelho de Mangualde, foi decidido pela direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde levar a cabo a construção de uma BAL-Base de Apoio Logístico à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Assim, em Agosto de 2010, a Direcção dos BVM propôs à ANPC a construção desta infraestrutura nas suas instalações, com base em experiências de anos anteriores nos períodos dos DECIF, de acompanhamento ativo de ações de logística, proteção e socorro.

Os argumentos apresentados influenciaram positivamente a decisão da ANPC, como foram: a área de implantação do quartel (33.000 m2) que inclui um enorme parque fechado para estacionamento de viaturas; a existência de um heliporto; a existência de um pavilhão desportivo;  bombas de combustíveis próprias; a situação geoestratégica privilegiada de Mangualde no Distrito de Viseu, fazendo fronteira com três concelhos do distrito da Guarda; as importantes vias de comunicação que atravessam a cidade, A25, EN16, EN 234, EN 232 e a linha férrea da Beira Alta; a rede fluvial com os rios, Dão e Mondego, a limitar o concelho a norte e a sul.

Com um historial de serviço reconhecido e com as vantagens competitivas evidentes do nosso território, a proposta foi aceite, tendo a ANPC autorizado a construção de um equipamento com um espaço de camaratas para 62 camas e respetivos serviços de balneário e higiene, uma moderna e eficiente cozinha tipo industrial, um refeitório e sala de convívio, bem como a um espaço polivalente onde é possível efetuar serviços de refeições para grupos muito alargados de bombeiros.

Com base nesta aprovação procedeu-se à candidatura do investimento a fundos comunitários, tendo sido considerado elegível e alvo de uma comparticipação pelo QREN com uma taxa de 85%.

O equipamento hoje existente proporciona aos soldados da paz que dele usufruem todas as comodidades necessárias e devidas, proporcionadoras de um descanso eficaz e de uma recuperação física fundamental em períodos de combate a incêndios ou em socorro a ocorrências de diversos sinistros.

Todas as valências hoje disponíveis no âmbito do parque do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, colocam este equipamento ao nível do melhor e mais eficaz existente ao nível nacional.

O Contrato de Desenvolvimento para a Base de Apoio Logístico de Mangualde que se rege pelo disposto no nº. 1 do artigo 33º. da Lei 32/2007, de 13 de Agosto, foi assinado entre a ANPC e a AHBVMangualde em 15 de julho de 2014.