Secção destacada

Home / Secção destacada

9 de Outubro de 1997
Solicitação à Câmara Municipal de Mangualde e à Junta de Freguesia de Abrunhosa a Velha para darem o seu parecer oficial sobre a criação da secção destacada e sobre as suas disponibilidades para colaborarem com os Bombeiros Voluntários de Mangualde nos aspectos materiais e humanos.

27 de Outubro de 1997
Deliberação por unanimidade da Câmara Municipal de Mangualde para assumir os encargos legais que lhe competiam neste processo.

5 de Abril de 1998
Cerimónia de assinatura de acordo de colaboração entre os Bombeiros Voluntários de Mangualde e a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, com vista à cedência do terreno para construção das instalações.

29 de Junho de 1998
Entrega do projecto da obra na Câmara Municipal de Mangualde.

24 de Novembro de 1998
Candidatura TNS ao Serviço Nacional de Bombeiros, através da IRBC.

17 de Dezembro de 1998
Homologação da Secção Destacada pelo Serviço Nacional de Bombeiros, acta nº 47/98 nos termos da alínea d) artº 8º dec. Lei 418/80, de 29/9.

Setembro de 1998 a Junho de 1999
Construção das instalações

27 de Junho de 1999
Realização de uma dupla estafeta, com início no quartel sede dos Bombeiros Voluntários Mangualde, e a terminar nas novas instalações de Abrunhosa-a-Velha, cujos intervenientes foram os elementos do Comando e do Corpo Activo. Levavam consigo a servir de facho dois machados, simbolizando assim a união definitiva entre a Sede e a Secção Destacada.
Uma prova foi percorrida em direcção a Guimarães de Tavares, e a outra em direcção a Contenças de Baixo / Póvoa de Cervães. Na recta final destas provas todos os participantes se juntaram para percorrer os últimos metros até às novas instalações, onde os esperavam as entidades convidadas, a banda de Abrunhosa a Velha, numerosa população e os novos bombeiros da Secção.
Neste dia foi feita a ABERTURA OFICIAL

25 de Junho de 2000
Bênção das instalações pelo pároco da Freguesia de Abrunhosa a Velha.