Cascade’19

Home / Noticias / Cascade’19

CASCADE´19 é um exercício europeu de proteção civil que irá decorrer em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício participam equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses. Visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

A DIRETIVA OPERACIONAL NACIONAL  – CASCADE’19 é o documento de referência nacional em matéria de planeamento operacional com vista à organização do exercício CASCADE’19, do qual deverão decorrer todos os restantes documentos de planeamento que vierem a ser produzidos, pelos restantes Agentes de Proteção Civil, pela estrutura desconcentrada da ANEPC, e pelos Serviços Municipais de Proteção Civil.

Do nosso Corpo de Bombeiros estão empenhados 4 operacionais e um veiculo em apoio às operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, na montagem de Posto Comando, VCOC18 e na montagem de uma tenda para apoio às operações.

Página do Evento – Link

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *