15 de Outubro – Homenagem aos Bombeiros

Home / Noticias / 15 de Outubro – Homenagem aos Bombeiros

“O ano 2017 registou um histórico de episódios marcantes e que irão acompanhar-nos indelevelmente durante muito tempo, mas que não nos farão quebrar”.

Particularmente, no dia  15 de outubro, a exemplo do que, infelizmente,  se registou em muitos concelhos da região centro e norte do país, o fogo invadiu o nosso território, deixando um rasto de destruição por onde passou.

Viveram-se  momentos de grandes dificuldades e angústia no combate ao fogo, que se transformou num autêntico monstro e que fustigou o nosso concelho sem dó nem piedade.

Tudo fizemos  para minorar os danos causados por esta tragédia tão grande, colocando nos vários “teatros de operações” todos os recursos materiais e humanos disponíveis, com a certeza de termos dado o nosso melhor na defesa das populações e dos seus bens, com a natural preocupação dos espaços urbanos.

Efectivamente, a nossa missão só foi possível com a ajuda da protecção civil municipal da GNR,  de outras forças de intervenção e da população, num autêntico esforço colectivo.

Passado um ano, estamos aqui nesta Paraliturgia, para orar, refletir, recordar,  agradecer, homenagear

Não tendo havido mortes no nosso território, não podemos deixar de recordar todos aqueles que perderam a vida noutros concelhos naquele fatídico dia e expressar a nossa solidariedade a todas as famílias atingidas, quer pela perda  dos seus ente queridos, quer pela perda dos seus bens.

Deixar uma mensagem de gratidão e de bem haja à comunidade que, de forma generosa e solidária, mesmo num momento tão difícil para todos, “invadiram a nossa casa” e com gestos de grande nobreza e solidariedade, prontificaram-se para nos ajudar das mais diversas formas.

Sentimo-nos, pois, apoiados e confortados com a proximidade e cumplicidade das nossas populações.

Uma palavra de particular apreço, admiração e respeito aos homens e mulheres, Bombeiros, envolvidos nesta gigantesca tragédia do dia 15 de outubro de 2017, pela disponibilidade demonstrada, pelo profissionalismo, pela abnegação e determinação com que corresponderam a tamanho desafio.

Por ultimo um agradecimento muito especial ao Reverendo Padre Manuel António Rocha, pela iniciativa que teve para estarmos aqui hoje reunidos, numa demonstração de grande amizade e carinho pelos Bombeiros.

Bem Haja a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *