Exercício PROCIV AZURARA’19 – ENDEX

Home / Noticias / Exercício PROCIV AZURARA’19 – ENDEX

08 de março – EXERCÍCIO CPX (Command Post Exercise)

Decorreu durante o dia em modo CPX, onde no nosso Corpo de Bombeiros às 14h13 foi recebido o alerta em contexto de exercício de acidente ferroviário na estação de caminho de ferro de Mangualde.

Foi feito o despacho de meios iniciais para o local em conceito simulado de modo a poder ser dado corpo ao desenrolar do exercício, feito também alerta via SMS de emergência a todos os bombeiros de modo a poderem responder com a sua disponibilidade perante o cenário do incidente.

Perante as disponibilidades que foram chegando à nossa central de comunicações por parte dos nossos bombeiros, foi reforçado com mais meios o teatro de operações.

Todos os meios enviados de forma simulada foram tripulados pelos elementos bombeiros que se encontravam no quartel assim como com as disponibilidades recebidas.

Conforme definido no Sistema de Gestão de Operações a ocorrência foi evoluindo nas várias fases desde a fase I, fase II assumida pelo 2.º Comandante Diogo Lopes e por ultimo transitou para a fase III assumida pelo Sr. Comandante Carlos Carvalho.

No decorrer do exercício foram testados os procedimentos da nossa central de comunicações em procedimentos menos usuais assim como no âmbito das comunicações com outras entidades como Comando Distrital de Viseu, Guarda Nacional Republicana de Mangualde, Serviços Municipais de Protecção Civil, Unidades Locais de Protecção Civil, Juntas de Freguesia e Comandante Operacional Distrital de Viseu.

Estas comunicações foram efectuadas via rede telefónica, SMS e via rádio através da rede SIRESP.

No decorrer das operações foi montado o Posto de Comando no nosso quartel, na sala de crise, tendo contado com a presença da estrutura de Comando do nosso Corpo de Bombeiros, Comandante de Posto da GNR de Mangualde e Serviços Municipais de Protecção Civil, foi já com a presença destas entidades que às 16H00 foi proposto no âmbito do exercício e a complexidade da ocorrência a activação do Plano Municipal de Emergência tendo reunido a Comissão Municipal de Protecção Civil na sua composição reduzida.

Foi com a activação do Plano Municipal de Emergência que o exercício CPX foi interrompido até às 09h20 do dia 09 de março dando assim inicio ao exercício LIVEX onde foi activado o Plano Distrital de Emergência.

08 de março – EXERCÍCIO LIVEX (Live Exercise)

Para o exercício LIVEX o nosso Corpo de Bombeiros envolveu 9 veículos e 34 operacionais.

VUCI04 – 6 operacionais – Cenário de Incêndio Urbano no Terminal Logístico

VSAT01 – 6 operacionais – Reserva táctica operacional

VTTU03 – 2 operacionais – Cenário de Incêndio Urbano no Terminal Logístico

ABSC02 – 3 operacionais – Cenário de Salvamento e Desencarceramento

ABSC01 – 3 operacionais – Cenário de Salvamento e Desencarceramento

VDTD09 – 2 operacionais – Cenário de apoio familiares das vitimas

VDTD07 – 2 operacionais – Cenário de Transporte de vitimas ilesas

VCOT01 – 2 operacionais – Oficial de Relações Públicas e Oficial da Célula de Operações

VCOT02 – 1 operacional – Elemento de Comando Responsável pela Reserva táctica

VCOC18 – ANPC– 3 operacionais – Apoio ao Posto de Comando Operacional

Vitimas: 4 operacionais – escola de estagiários como vitimas

Este exercício envolveu mais de 30 entidades e cerca de 350 operacionais.

Já no final de todas as operações foi serviço o almoço na Base de Apoio Logístico dos Bombeiros Voluntários de Mangualde a todos os operacionais e entidades envolvidas no exercício.

Uma palavra de agradecimento a todos os operacionais envolvidos, assim como, aos que garantiram as operações de socorro reais durante o desenrolar do exercício e o apoio logístico às operações.

Seguem-se algumas publicações relativas ao exercício:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *