Caros, senhores e senhoras. Amigos Mangualdenses.
Encerrei ontem, 7 de março, às 24H00, a minha última comissão de serviço enquanto Comandante dos Bombeiros e passei a Comandante no Quadro de Honra neste dia de hoje, 8 de março 2023.
Há vinte anos, no velho quartel, recebi com muita honra do saudoso Comandante Eugénio Silva Sousa (Genito), a passagem do testemunho para o exercício desta nobre missão. Com ele, exerci as funções de 2º Comandante durante um ano e quatro meses.
Ao longo destes vinte anos como comandante, relembro aqui, também, o Zé António, o Diogo Lopes, o Marco Mendes, o Márcio Teles e o Luís Martins. Todos eles, e cada um no seu tempo, homens que comigo exerceram funções no Quadro de Comando, o que muito me honrou e permitiu acrescentar valor à missão que diariamente nos era confiada.
Focados na prestação de um socorro de excelência a todos os Mangualdenses, presto aqui um reconhecimento público a todas e todos os Bombeiros que ao longo destas mais de duas décadas sempre estiveram do lado do socorro na assistência a pessoas e bens. São eles, sem dúvida, a força da primeira linha nesta nobre missão de “soldados da paz” sob o lema “Vida por Vida”.
Assim,
Porque fui durante duas décadas o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, sinto o dever de comunicar este momento de cessação de funções a todos os Mangualdenses e Instituições. Ao mesmo tempo quero, também, deixar-vos a todos um forte abraço e agradecer-vos a deferência e amizade que sempre me dedicaram, quer pessoal quer institucionalmente, que jamais esquecerei e acredito irá perdurar no tempo.
Sou-vos, reconhecidamente grato.
Carlos Carvalho, Comandante no Quadro de Honra